O Vale dos Vinhedos é uma região altamente turística na Serra do Rio Grande do Sul, localizado mais precisamente na cidade de Bento Gonçalves.
Vinícola Larentis |
Com uma colonização predominantemente italiana, ele reflete muito a cultura dos imigrantes e seus descendentes. A paisagem coberta de parreiras, que mudam de tonalidade ao longo das estações do ano, revela um cenário único, lembrando os vales europeus. Além da beleza natural, a hospitalidade dos moradores é notável, tornando o Vale dos Vinhedos um lugar muito preparado para o turismo, com muitas opções e excelente infraestrutura. Sem dúvida, é um destino imperdível.
Como chegar:
Voar para Porto Alegre e Pegar Estrada: O aeroporto mais próximo é o de Porto Alegre. De lá, siga pela BR-116 até Bento Gonçalves, percorrendo cerca de 120 km. (Nota: O aeroporto está temporariamente funcionando na cidade de Canoas.)De carro a partir da região metropolitana:
De Porto Alegre, são cerca de 120 km.
De Canoas, cerca de 108 km via ERS 122 (São Vendelino).
Das principais cidades da Serra Gaúcha:Gramado: Cerca de 119 km via RS 235 + ERS 122 (a partir de Bom Princípio).
Caxias do Sul: Cerca de 45 km via ERS 453.
Informações importantes para um roteiro incrível:
Gastronomia: A culinária local é uma verdadeira celebração. Desde a gastronomia italiana colonial, com segredos culinários transmitidos de geração em geração, até os bistrôs gourmets com cardápios chancelados por chefs renomados, há uma variedade de opções para todos os gostos.
Hospedagem: São muitas opções, para todos os estilos e bolsos. É possível desfrutar da hospitalidade e sofisticação oferecidas pelos estabelecimentos de hospedagem na região.
Agroindústrias e Lojas: Além das vinícolas, existem cerca de 20 empreendimentos voltados à agroindústria e à gastronomia. Eles oferecem sucos, grôstolis, chimias, cucas, queijos, geléias, embutidos, biscoitos, doces, chocolates e outras delícias locais.
Indicação Geográfica: O Vale dos Vinhedos foi a primeira região do Brasil a obter o reconhecimento como Indicação Geográfica. Isso se deve às características únicas de solo, clima e topografia, que resultam em vinhos excepcionais.
Desfrutar as belezas naturais, os vinhos e a culinária do Vale dos Vinhedos é uma das experiências mais memoráveis para viver no Rio Grande do Sul.
Quer saber mais sobre as experiências disponíveis e montar um roteiro inesquecível, acompanhe as postagens: