Puerto Iguazú é uma pequena cidade localizada na província de Misiones, na Argentina, que fica na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Como fica muito perto de Foz do Iguaçu, dá para aproveitar a mesma viagem e para conhecer esse pequeno destino turístico.
Restaurante Caminito |
O que fazer
Cataratas do Iguaçu: As cataratas do lado argentino oferecem um verdadeiro espetáculo, já que contam com a maior parte das quedas d’água, incluindo a vista para a Garganta do Diabo.
Marco das Três Fronteiras: Deste local, pode-se avistar a junção dos rios Paraná e Iguaçu. Possui um pequeno obelisco com as cores da Argentina, uma placa em homenagem aos veteranos de Puerto Iguazú que lutaram na Guerra das Malvinas, e uma feirinha com souvenirs, roupas e outros artigos.
Obelisco lado Argentino |
Monumento aos Veteranos da Guerra das Malvinas |
Vista da roda-gigante Star Yup: Localizada no lado brasileiro, a vista é muito bonita do lado argentino.
Roda-gigante Star Yup |
Feirinha de Puerto Iguazú: Um ótimo lugar para comprar produtos como azeitonas, azeites, vinhos, champanhes, queijos e doces tradicionais. Além de passear pelas ruas. No final da tarde, as ruas ficam muito bonitas, iluminadas e com todos os bares e restaurantes abertos. Esse é o horário de maior movimento.
Horários e dias de funcionamento:
A feirinha abre principalmente na parte da tarde, embora você consiga achar poucas lojinhas abertas mais cedo. O horário de funcionamento varia, mas geralmente é das 10h às 14h e das 16h às 23h. Algumas barracas podem fechar para o almoço. Aberto todos os dias da semana.
Feirinha de Puerto Iguazú |
|
Como chegar, saindo de Foz do Iguaçu
De carro: Para passar a fronteira, atravesse a Ponte Internacional Tancredo Neves, que liga a rodovia BR-469 em Foz do Iguaçu à RN 12 em Puerto Iguazú, na Argentina. Lembre-se de que, para atravessar, você precisa obter o seguro Carta Verde para dirigir no país vizinho. Apesar de ser mais conveniente, essa pode ser a forma mais demorada, com filas de carros de até 3 horas. Existe a possibilidade de deixar o carro no estacionamento do duty free que fica ao lado do posto de fronteira e atravessar andando, porém são cerca de 45 minutos até a feirinha de Puerto Iguazú.
Ônibus: Você pode pegar um ônibus da Viação Itaipu ou Crucero del Norte. Essa é a forma mais rápida e fácil. Os horários são regulares, no mínimo a cada 30 minutos. Em Foz do Iguaçu, vá até a parada internacional que fica atrás do TTU, é muito fácil de localizar. O ônibus custa cerca de R$ 15,00 (jun 2024). Ao atravessar a fronteira, todos os passageiros descem do ônibus, passam pela fiscalização e apresentam RG ou passaporte, tomam o ônibus novamente e seguem viagem. Normalmente, os motoristas perguntam a parada; pode avisar que vai descer na feirinha. Eles estão acostumados.
Para retornar, vá até o terminal BUS - Av. Córdoba 170, Puerto Iguazú, que fica bem próximo à feirinha. Essa viagem pode variar de tempo devido ao trânsito, mas dura cerca de 30 a 40 minutos. Atenção ao horário de retorno: uma das empresas tem o último horário às 18h30 e a outra às 19h. (Veja localizações no mapa abaixo)
Parada do ônibus linha internacional |
Táxi ou transfer: Também é possível usar táxis ou serviços de transfer entre as cidades.
Onde comer
Se você é apaixonado pela culinária argentina, certamente vai adorar as opções de Puerto Iguazú. Na rua principal, existem muitos bares e restaurantes para todos os gostos:
Cerveza Patagonia - Refugio Iguazú
Localização: Av. Brasil, 193
Descrição: O Cerveza Patagonia - Refugio Iguazú é conhecido por sua variedade de carnes e chopp gelado. É um ótimo lugar para apreciar uma refeição saborosa e descontraída.
Caminito Churrascaria
Localização: Av. Brasil, 7
Descrição: A Caminito Churrascaria possui um ambiente decorado que lembra o famoso Caminito em Buenos Aires. O interior é temático, com elementos relacionados ao futebol e ao lendário jogador Maradona. Além disso, eles oferecem uma variedade de carnes muito bem servidas.
Mapa com localização dos terminais de ônibus: