Para visitar o icônico destino de Machu Picchu você precisa partir de Cusco a Aguas Calientes, também conhecida como Machu Picchu Pueblo.
Este é o povoado aos pés da montanha onde estão as ruínas incas. Não há acesso por terra direto a Aguas Calientes, então você pode chegar lá caminhando ou de trem.
Trilha hidroelétrica até Águas Calientes |
A trilha hidroelétrica é uma opção econômica e interessante para chegar a Machu Picchu
Vamos conhecer o passo a passo para fazer essa opção!
Você pode pegar uma Van de cusco até a Hidroeléctrica - No centro de Cusco nas principais ruas existem inúmeras agências oferecendo esse transporte.
A dica é: estando lá fica melhor ver as opções e negociar. O ponto de encontro das Vans é próximo a praça de armas, algumas Vans buscam pessoas nos hotéis, verifique essa opção. A saída é em torno das 6h30 e a chegada em torno das 12h30 / 13h.
A estrada até a Hidroeléctrica: A viagem de Cusco até a Hidrelétrica percorre cerca de 225 km, parece poucos quilômetros para o tempo, mas ocorre que a estrada não tem boas condições em todo o trajeto
Vista da estrada |
Dormir em Águas Calientes: Para fazer essa opção via hidroelétrica é necessário passar uma noite em Aguas Calientes antes de visitar Machu Picchu. Portanto, reserve um lugar para dormir na cidade.
Visita a Machu Picchu: No dia seguinte, suba ao Sítio Arqueológico Machu Picchu. Você pode optar por caminhar cerca de 5 km ou pegar um ônibus até as ruínas.
Trilha hidroelétrica até Águas Calientes |
Retornando para Cusco:
Descida até Águas Calientes: Após explorar Machu Picchu, desça novamente para Águas Calientes. Se você estiver hospedado verifique a possibilidade de deixar a sua bagagem e retirar na descida, após conhecer Machupichu. Isso facilita a sua subida, caso opte fazer a trilha.
Caminhada até Hidrelétrica: Retorne à Hidrelétrica caminhando mais 12 km.
Van de Volta a Cusco: Finalmente, pegue uma van de volta a Cusco para encerrar sua jornada. As empresas oferecem a opção de compra da ida e volta, essa é uma boa opção, pois, além de um pequeno desconto, você já garante a sua vaga para o retorno.
Prós e contras dessa opção:
Prós:
Economia: Essa rota é uma ótima opção para mochileiros e viajantes independentes, sendo a opção mais econômica.
Apreciar as belezas naturais: A estrada é linda, tendo vista para o nevado Verônica, a trilha também é uma experiência de imersão na natureza. Esteja preparado para apreciar as paisagens deslumbrantes do Vale Sagrado dos Incas durante o trajeto.
Vista da estrada - Nevado Verônica |
Contras:
Tempo: Se você está com tempo limitado pode não ser uma boa opção, considerando todos esses trechos, a rota completa pode levar de 2 a 3 dias, dependendo do seu ritmo e do tempo que você deseja passar explorando Machu Picchu.
Estrada: Não é totalmente asfaltada e os trechos de chão batido são bem desafiadores para os veículos, em alguns trechos passam apenas um carro por vez, mas os motoristas que fazem esse trecho são bem experientes e fazem isso diariamente.
Preparação Física: A aclimatação em Cusco, um ou dois dias antes da caminhada, ajuda a reduzir os efeitos do mal de altitude. Além disso, roupas adequadas para sol e chuva são essenciais, especialmente nas primeiras seções desafiadoras.
O Que Levar: Certifique-se de levar água, chapéu, óculos escuros, protetor solar, bastão de caminhada com ponta de borracha, repelente de insetos, capa de chuva, lanches, passaporte ou carteira de identidade, câmera fotográfica e seu bilhete de entrada impresso para Machu Picchu.