O Lago Titicaca, também conhecido como Titiqaqa em quéchua, é um lago situado nos Andes, na fronteira entre o Peru e a Bolívia. Atrai muitos turistas por sua beleza natural, história e cultura.
O Lago Titicaca tem cerca de 8.300 km² e está situado a 3.821 metros acima do nível do mar. O lago comercialmente navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão na América Latina, superado apenas pelo Lago de Maracaibo, na Venezuela.
O lago possui 41 ilhas, algumas densamente povoadas. Destacam-se as ilhas dos Uros (ilhas artificiais) e Taquile.
Como chegar?
Voos:
O aeroporto mais próximo ao Lago Titicaca está em Juliaca, uma cidade nas altas terras andinas, a cerca de 1 hora de Puno, a cidade que abriga o lago no lado peruano.
Você pode reservar voos saindo de Lima, Cusco ou Arequipa até Juliaca e, em seguida, pegar um táxi até o píer de Puno após chegar.
Opções rodoviárias:
Há ônibus comerciais que partem de cidades como Lima, Arequipa ou Cusco em direção a Puno.
Também é possível fazer a viagem de ônibus ao longo da Ruta del Sol, que oferece paradas em locais turísticos ao longo do caminho.
Qual a melhor época para conhecer?
A temporada seca é geralmente considerada a melhor época para visitar o Lago Titicaca. Essa época vai de abril a junho e também inclui os meses de maio e outubro.
Durante abril, maio e junho, o clima é mais agradável, com menos chuvas.
Quanto custa?
Após avaliar a melhor opção para chegar até Puno, cidade base para conhecer o Lago pelo lado peruano, os custos serão:
Passeio até as ilhas Ilhas Uros e à Isla Taquile, nessa opção passeio com tour de 2 dias custa cerca de R$ 320,00
Se você quiser uma opção mais barata, pode visitar a Isla de los Uros a partir do porto de barcos do lago, são oferecidos passeios por agências locais por valores de cerca de 35,00.
Lembre-se que valores podem variar de acordo com a agência e as experiências oferecidas, aqui é somente uma estimativa de janeiro 2024 para referência.
Localização do Porto para tomar os barcos de acesso as ilhas: