Presidente Figueiredo: Roteiro Imperdível na Amazônia

 A Cidade de Presidente Figueiredo

Distante 120 km da capital Manaus, a cidade de Presidente Figueiredo é conhecida pelas suas inúmeras cachoeiras, com mais de 100 catalogadas. O acesso de Manaus é pela BR-174, e é perfeitamente possível conhecê-la sem guia. No entanto, se você preferir, pode contratar um passeio em uma das agências em Manaus, que oferecem transporte de ida e volta ao hotel. Eu fiz o passeio com uma agência, que incluiu almoço e um guia acompanhando o grupo durante todo o dia. O valor por pessoa gira em torno de R$180,00, incluindo almoço e transfer.

Cachoeira Asframa 

Corredeira do Urubuí

Corredeira do Urubuí é a principal corredeira da cidade. Neste local, está a famosa escultura do Urubuí, que representa a população de tradição indígena. Trata-se de um índio Waimiri, esculpido na casca do cupuaçu, um fruto típico amazônico, ao lado de um tucunaré, peixe da Amazônia, e de uma onça-pintada.

As corredeiras que se formam após a queda d’água da Cachoeira do Urubuí cortam o centro da cidade e formam um parque aquático ao ar livre. Em seu entorno, existem diversos restaurantes e lojinhas, tornando o local um ponto de encontro popular tanto para moradores quanto para turistas.

Foto: Estátua índio no cupuaçu
Estátua, índio no cupuaçu


 Corredeira do Urubuí

Gruta da Judéia e Caverna do Maroaga

Essa é uma clássica combinação de passeio na cidade. A gruta e a caverna ficam bem próximas uma da outra, localizadas dentro de uma área de proteção ambiental. É necessário contratar um guia para visitá-las. O roteiro completo dura cerca de três horas e começa com uma trilha moderada, passando por árvores de grande porte, símbolos da região. O contato com a floresta é incrível nessa trilha, onde é possível ouvir o canto dos pássaros, facilmente identificados pelo guia, que conhece muito bem a região.


Após uma descida leve, avistamos a entrada da Caverna Maroaga com uma queda d’água espetacular. Na caverna, são 400 metros de galerias, mas a visita só é permitida nos seus primeiros metros. Depois, a caminhada segue contornando paredões rochosos cheios de filetes de água e cobertos por raízes até chegar à Gruta da Judéia. Aqui, há uma formação de buracos na rocha e a queda das águas escuras na areia branquinha, revelando uma das cachoeiras mais espetaculares da cidade.                                                  

Queda d'água Caverna da Maroaga

Vista da chegada na Caverna da Maroaga
  

Trilha entre a Maroaga e Judéia



Cachoeira da gruta da Judéia

Cachoeira Asframa

Cachoeira Asframa possui uma queda d’água de 5 metros, e é possível passar por trás dessa queda espetacular. A corredeira é bem forte, mas a experiência é incrível. O local possui uma excelente estrutura para receber visitantes. Ao lado da cachoeira maior, você tem acesso a uma menor. O maior espetáculo aqui é que as cachoeiras ficam lado a lado, e cada uma é banhada por um rio diferente.


 Cachoeira Asframa
Cachoeira Asframa com a queda menor

Presidente Figueiredo é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e da aventura. Com suas inúmeras cachoeiras, grutas e trilhas, a cidade oferece uma experiência única e inesquecível. A Cachoeira Asframa, a Corredeira do Urubuí, a Gruta da Judéia e a Caverna do Maroaga são apenas algumas das maravilhas que você pode explorar.

Seja você um aventureiro em busca de novas emoções ou alguém que deseja relaxar em meio à natureza, Presidente Figueiredo tem algo especial para oferecer. Não perca a oportunidade de conhecer este destino incrível e criar memórias que durarão para sempre.

Planeje sua visita e descubra por que Presidente Figueiredo é conhecida como a terra das cachoeiras. Você não vai se arrepender!


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem