O passeio continua em direção à comunidade de casas flutuantes do Catalão, onde os visitantes podem explorar esse estilo de vida único e apreciar a majestosidade do Pirarucu, o gigante das águas doces, nativo da Amazônia.
Vida na Comunidade do Catalão
A comunidade do Catalão está situada sob as águas do Rio Negro, em casas flutuantes. O estilo de vida é tranquilo e impressiona pela felicidade e senso de comunidade dos moradores. A comunidade possui uma escola, e o meio de transporte para as crianças das comunidades próximas é o barco escolar. Na maior bacia hidrográfica do planeta, a cultura desses povos está diretamente ligada às águas.
As casas são simples, mas coloridas e arejadas, e possuem hortas e galinheiros também flutuantes. A madeira de base para a construção das casas é o Assacu, uma árvore de grande porte que pode chegar a 40 metros de altura. Essa madeira é utilizada para diversos fins, inclusive para envenenar as pontas das flechas usadas pela etnia Apurinã do Amazonas para caçadas.
Viveiro dos Pirarucus
O viveiro dos Pirarucus é uma atração local onde é possível comprar artesanatos e praticar a pesca esportiva. O Pirarucu é um peixe muito forte, e a pesca exige bastante força. Esses tanques de peixe são parte da renda local, cultivados em forma de cooperativas.